imagem de uma onda

Sandbox regulatório - HS-WIM

“As atividades descritas neste material são realizadas em ambiente regulatório experimental, conforme autorização temporária concedida pela ANTT para desenvolvimento de atividade regulamentada no setor de transporte terrestres”.

No trecho da Ecovias do Cerrado nas BRs 364 e 365, que ligam Uberlândia (MG) a Jataí (GO), haverá a pesagem de veículos na velocidade da via, sem o uso da chamada balança fixa.

O ambiente experimental regulatório viabilizou a substituição, por período determinado de 24 meses, iniciados em 26 de junho de 2023, dos PPVs pelo sistema HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion) para fins de testes do novo sistema e futura decisão quanto à troca definitiva dos PPVs pelo sistema HS-WIM, com a compensação das devidas economias refletidas em modicidade tarifária aos usuários.

Focado na segurança viária, automatização dos processos, conforto dos usuários, fluidez do tráfego, preservação da qualidade do pavimento e contribuir para uma competição justa no setor de transportes é que os usuários das BRs-364 e 365 terão à disposição a mais alta tecnologia na área de sistema de pesagem em movimento na velocidade da via.

A concessionária foi a primeira do País a implantar a tecnologia, que tem como diferencial a pesagem dos veículos comerciais de forma plena e não apenas de maneira seletiva ou como triagem, contribuindo para a regulamentação e fiscalização do transporte de carga em completa substituição ao modelo tradicional, que necessita das estruturas dos Postos de Pesagem Veiculares (PPVs) fixos.

Pórticos com câmeras e sensores instalados no pavimento e acostamentos farão automaticamente a pesagem e o escaneamento do veículo para avaliar se está de acordo com a regulamentação para circular em rodovias. O veículo tem a carga aferida assim que passa com os pneus sobre os sensores, sem precisar diminuir a velocidade da viagem. Ao mesmo tempo, as câmeras inteligentes fazem a categorização do veículo, a contagem dos eixos e o registro da placa. Esse trabalho, trará ainda mais agilidade para esse importante pilar da economia brasileira que é o transporte de cargas.

A comunicação ocorrerá nos mesmos moldes de outros tipos de infração, como a do excesso de velocidade. Caso seja detectada a infração, o motorista responsável receberá uma notificação emitida pela ANTT cujos valores variam conforme a quantidade de carga excedente.

Por não usar Postos de Pesagem Veiculares tradicionais, não será possível aos motoristas infratores fazerem o transbordo da carga no local. Caberá aos profissionais e às empresas responsáveis se regularizarem durante a viagem. Por isso, é importante que estes motoristas respeite os limites de peso, a fim de evitarem infrações.