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Publicado em 05 de abr de 2021 às 10:00
Ecovias do Cerrado auxilia uma média de 5 motoristas ao dia com problemas mecânicos na BR-364/365
Desde 1º de setembro de 2020, uma média de cinco motoristas receberam, por dia, ajuda para solucionarem problemas mecânicos a fim de continuarem sua viagem pela BR-364/365, entre os 437 km que ligam Jataí-GO a Uberlândia-MG. É o que aponta o balanço dos primeiros seis meses de operação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecovias do Cerrado, completados em março.
Se antes da concessão o motorista ficava desamparado ao enfrentar algum imprevisto na rodovia, com o início do SAU essa realidade mudou. Nesse período, foram mais de 24 mil usuários atendidos em função de panes nos veículos, remoções por guinchos e atendimento pré-hospitalar.
SOCORRO MECÂNICO
Nestes seis primeiros meses de operação, o auxílio ao usuário que enfrentou problemas com seu veículo correspondeu à maior parte dos acionamentos na via. No total, foram realizados 1.004 atendimentos de socorro mecânico para situações de baixa complexidade: troca de pneus (554 casos), pane mecânica (310), pane elétrica (63), pane seca (33) e outros, numa média de 5 por dia.
Casos mais complexos, que exigiam atenção de um especialista por não poderem ser resolvidos em um pronto-atendimento na pista, também não ficaram sem amparo. Nestas situações, a concessionária realizou 2.419 remoções de veículos leves, e outras 620, de pesados.
Se somados, os dois tipos de remoções representam uma média de 16 motoristas atendidos por dia ao longo de todo os 437 km de concessão.
SOCORRO PRÉ-HOSPITALAR
Quem viaja pela rodovia conta com assistência médica. A concessionária registrou 829 atendimentos pré-hospitalares realizados neste semestre, em uma média de pouco mais de 4 pessoas por dia. O número corresponde não apenas aos suportes prestados às vítimas de acidentes, como também a usuários que apresentaram algum mal-estar durante seu trajeto.
PRONTOS PARA ATENDER
As viaturas de inspeção que percorrem o trecho para vistoriar e garantir boas condições de trafegabilidade na rodovia registraram 19 mil atendimentos feitos nesses seis últimos meses, para demandas que – além de socorro mecânico, por exemplo – incluem a sinalização de trechos e locais de acidentes, a orientação a usuários e outras demandas operacionais.
MAIS SEGURANÇA NA VIA
Com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes envolvendo animais nas pistas, a concessionária realizou o resgate de 89 animais na via, nos últimos seis meses.
Já os apoios com caminhão-pipa para combate a pequenos focos de incêndio, auxílio na lavagem de pista em casos de acidentes e limpeza dos dispositivos de sinalização somaram 234 acionamentos.
SERVIÇO 24 HORAS
Os chamados podem ser realizados a qualquer hora do dia, por meio do telefone 0800 0364 365, que possui ligação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por administrar todo o sistema de atendimento. Outro meio é o serviço de inspeção 24 horas, que conta com veículos em circulação permanente para identificar situações que necessitam de assistência. Há também o monitoramento constante da via realizado pelo CCO por meio de câmeras espalhadas em pontos estratégicos.
Para os acionamentos na rodovia, a Ecovias do Cerrado conta com 9 bases, que estão instaladas em locais estratégicos que facilitam o deslocamento das equipes, além de 189 profissionais e uma frota de 5 viaturas de inspeção, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros.
SEIS PRIMEIROS MESES DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
Inspeção: 19.267 atendimentos
Socorro Mecânico: 1.004 atendimentos
Remoções por guincho leve: 2.419 atendimentos
Remoções por guincho pesado: 620 atendimentos
Atendimento pré-hospitalar: 829 atendimentos
Combate a Incêndios: 234 atendimentos
Caminhão-Boiadeiro (animais na pista): 89 atendimentos