Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 17 de out de 2024 às 13:00
A concessionária Ecovias do Cerrado teve sua segunda balança de pesagem em movimento na velocidade da via homologada, nesta quinta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O equipamento, que usa a tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM), está instalado no km 12 da BR-364, em São Simão-GO, e será o primeiro do tipo a entrar em operação de forma oficial em Goiás.
A homologação ocorre após a conclusão de testes realizados ao longo das últimas quarta e quinta-feira. O objetivo foi verificar a precisão da balança, o tempo de processamento dos dados e a confiabilidade das informações obtidas pelo aparelho, capaz de pesar caminhões e ônibus de forma automática por meio de câmeras inteligentes e de sensores instalados no asfalto.
“Examinamos se o instrumento pesa os veículos corretamente tanto em relação ao seu peso bruto total, quanto em relação aos eixos isolados. O Inmetro concluiu que a balança demonstrou conformidade ao Regulamento Técnico Metrológico (RTM) em vigor. Em seguida, o instrumento recebeu a marca de verificação inicial, bem como a selagem, e nossa equipe emitiu o certificado de verificação, que é válido por um ano”, diz Paulo Pelágio, Coordenador Técnico do Inmetro.
Com a homologação, a balança entrará em operação de forma educativa e experimental. Conforme explica o Gerente de Operações da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, o principal objetivo, neste momento, é monitorar o excesso de carga na BR-364 e coletar dados para analisar a efetividade do HS-WIM frente aos modelos tradicionais de fiscalização, que usam postos físicos e balanças de baixa velocidade.
“A balança de São Simão é a primeira do País a funcionar em uma via de pista simples, ou seja, ela é capaz de pesar caminhões e ônibus que circulam pelos dois sentidos da via. É uma inovação tecnológica muito promissora, com potencial de revolucionar a fiscalização em rodovias de todo o País. Isso porque as pesagens poderão acontecer em rodovias de menor fluxo e, o que é melhor, durante 24 horas, todos os dias do ano, sem depender de estruturas operacionais complexas e sem atrasar a viagem dos usuários”, afirma.
Além do equipamento do km 12 da BR-364, está em funcionamento, desde agosto deste ano, a balança do km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG.
A Ecovias do Cerrado também conta com equipamentos instalados no km 110 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO, e no km 649 da BR-365, em Uberlândia-MG, que estão em processo de calibração.