Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 20 de out de 2020 às 10:00
Mais segurança e conforto é o que encontra quem viaja pelos 437 quilômetros da BR-364/365 administrados pela Ecovias do Cerrado, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG. Desde setembro, o usuário da rodovia pode contar com apoio em caso de emergências médicas ou mecânicas, a qualquer hora do dia. No primeiro mês de operação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a concessionária atendeu a mais de 3,7 mil acionamentos, aproximadamente 100 por dia.
Além do auxílio mecânico e do atendimento pré-hospitalar, os serviços incluem inspeção de tráfego por viaturas, monitoramento das vias em tempo real através das câmeras do Centro de Controle de Operações (CCO), e a oferta de nove pontos de apoio dos SAUs, que oferecem banheiro, fraldário, área para descanso e serviços de informações.
Tudo isso está disponível 24h por dia, gratuitamente. Em caso de emergências, basta acionar o telefone 0800 0364 365 para ser atendido em qualquer ponto da rodovia. Estão disponíveis 189 profissionais e 24 veículos operacionais, com 9 ambulâncias, três guinchos leves, três guinchos pesados, 5 viaturas de inspeção, 2 caminhões-pipas para combate a focos de incêndios, 2 caminhões-boiadeiros para resgate de animais, além de outros 5 veículos reservas.
Monitoramento constante
As viaturas de inspeção, que percorrem a rodovia durante 24h por dia para monitoramento do tráfego, fizeram a maioria dos atendimentos no primeiro mês de operação. Foram 2.615 no total, o que inclui a localização e o apoio a veículos que apresentaram problemas mecânicos que podem ser resolvidos ainda na via, como é o caso de recargas de bateria, troca de pneus e panes variadas.
Socorro mecânico
Em casos de problemas mecânicos mais complexos, ou até mesmo de acidentes, em que é necessário fazer a remoção do veículo até um local seguro, os atendimentos são feitos pelos guinchos. Foram 643 acionamentos do tipo no período, sendo 423 realizados por guincho leve (para veículos de passeio, motos e caminhões de pequeno porte), e 220, por guincho pesado (carretas, bitrens e afins).
Atendimento pré-hospitalar
As equipes de socorro médico e resgate também estão de prontidão durante 24h na BR-364/365. No último mês, por exemplo, elas atenderam e encaminharam a uma unidade hospitalar 37 vítimas de acidente, o equivalente ao menos uma vítima por dia.
A rapidez no atendimento ajuda a diminuir o índice de letalidade nas ocorrências. Se em setembro de 2019, antes do início da concessão, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou cinco mortes no trecho, neste ano, das 21 intercorrências com vítimas registradas pela concessionária, não houve nenhum óbito. Foram 141 atendimentos, sendo 59 atendimentos a vítimas sem lesão, 37 vítimas removidas e 45 atendimento clínicos.
Combate a focos de incêndio e resgate de animais na pista
O Serviço de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado também conta com caminhões-pipa, que realizaram 82 atendimentos em setembro. O trabalho inclui não apenas o combate aos focos de incêndios que atingem áreas lindeiras, mas também a limpeza da pista em caso de derramamento de cargas, por exemplo.
Os caminhões-boiadeiro, por sua vez, fizeram 132 recolhimentos de animais que transitavam próximo a pista, o que colocava em risco a segurança dos usuários.
CONFIRA OS NÚMEROS DO 1º MÊS DE OPERAÇÃO
Total de 3.738 atendimentos prestados aos usuários da BR-364/365 no 1º mês de operação
Inspeção de tráfego: 2.615 atendimentos de panes mecânica e elétrica, remoção de objetos na pista e outros.
Caminhão-pipa: 82 acionamentos, sendo 42 somente para o combate a focos de incêndio.
Socorro médico: 141 atendimentos, sendo 59 atendimentos a vítimas sem lesão, 37 vítimas removidas e 45 atendimento clínicos.
Socorro mecânico: 993 atendimentos, sendo 751 pane mecânica, 55 pane elétrica, 110 troca de pneu e 77 pane seca.
Remoção por guinchos: 317 atendimentos.
Apreensão e remoção de animais: 132 atendimentos.
Ligações recebidas pela Central de Atendimento: 316 atendimentos.