Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 16 de mai de 2023 às 12:10
A Ecovias do Cerrado, empresa do Grupo EcoRodovias, responsável por 437 quilômetros das BRs 364 e 365, entre Uberlândia-MG e Jataí-GO, busca constantemente por inovações e por produtos cada vez mais eficientes e mais sustentáveis. Recentemente, na BR-365, próximo à cidade de Ituiutaba-MG, a concessionária testou uma nova opção de massa asfáltica, cujo processo de aplicação é menos poluente por ser feito em temperaturas menores que as habituais.
Durante as testagens, foram avaliados quatro asfaltos diferentes para comparar suas temperaturas usuais de trabalho e a redução de emissão de gás carbônico. Com temperaturas mais baixas de aplicação, também são menores as emissões de vapores associadas.
Segundo o Gerente de Engenharia da Ecovias do Cerrado, Guilherme Gonçalves, além da diminuição na emissão de gás carbônico, o novo material testado também tem como diferencial a redução de até 35% no consumo de energia. Outra vantagem está no conforto gerado aos colaboradores durante o processo de usinagem e de aplicação da massa asfáltica, por utilizar uma temperatura mais amena.
“Se comparado com as misturas atuais, em que as temperaturas atingem em torno de 170°C durante a etapa de usinagem, e de 150ºC durante a aplicação em pista, esse novo produto asfáltico pode ser preparado em temperaturas até 40°C menores”, afirma.
Outra característica desse asfalto é permitir a pavimentação em dias mais frios e uma possível redução no tempo de liberação das pistas após a manutenção do pavimento, o que gerará ainda mais conforto e agilidade aos usuários que trafegam diariamente por nossas rodovias.
Nos próximos meses, a Ecovias do Cerrado irá monitorar os segmentos onde foram feitas as aplicações para, a partir dos resultados, avaliar a utilização da tecnologia em novas obras. É mais uma forma da concessionária contribuir cada vez mais para a preservação do meio ambiente e para a melhoria na prestação de serviços aos seus usuários.