Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 02 de fev de 2021 às 10:00
Após 6 meses de construção, estrutura será entregue ao tráfego e facilitará o acesso à BR-365, no sentido Uberlândia, para o motorista que vem pela BR-452.
A Ecovias do Cerrado entregou nesta terça-feira (2), o novo Trevo de Xapetuba, no entroncamento da BR-452 com a BR-365, entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. A solenidade contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, além de deputados federais e autoridades locais.
As obras foram conduzidas durante seis meses pela concessionária Ecovias do Cerrado, que administra o trecho de 437 km das BRs 364/365/MG/GO, que interligam Jataí (GO) e Uberlândia (MG), sob regulação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
O trecho faz parte de uma das mais importantes rotas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos-SP. Também é uma importante via para o abastecimento de Minas Gerais e da região sul de Goiás, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos.
OBRA PARADA HÁ MAIS DE 10 ANOS
Iniciada há mais de 10 anos pelo poder público, a construção do Trevo de Xapetuba sofreu uma série de interrupções até ser incluída no contrato de concessão assinado entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a Ecovias do Cerrado.
Era uma das obras mais aguardadas pelos moradores do entorno, na medida em que facilita o tráfego na região.
SEIS MESES DE TRABALHO INTENSO
A obra para a conclusão do Trevo de Xapetuba foi iniciada em julho de 2020 e incluiu três etapas. Confira o que foi feito:
MAIS SEGURANÇA, AGILIDADE E FLUIDEZ NO TRÂNSITO
Com sua entrega, o Trevo de Xapetuba elimina um deslocamento de 8 km para o acesso à BR-365, no sentido Uberlândia, para quem vem da BR-452, o que gera conforto, além da economia de tempo e dinheiro aos usuários da rodovia.
A empresa investiu R$ 7 milhões para concluir a construção. Mais de 100 profissionais foram mobilizados nas três etapas de trabalho, que também incluiu a aplicação de 677 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a implantação de 200 tachas refletivas, a instalação de 2.800 metros de defensas e 2.998 m² de pintura de faixas.
UM ANO DE MUITAS MELHORIAS
A entrega do Trevo de Xapetuba é mais uma das melhorias que a Ecovias do Cerrado realiza nos 437 km de concessão da BR-364/365 em seu primeiro ano de operação.
Para garantir as melhores condições de segurança e trafegabilidade, a concessionária recuperou 100% da malha viária do trecho, que interliga Jataí-GO e Uberlândia-MG. Ao longo de toda a concessão, também foram instalados o equivalente a 100 km de novas defensas metálicas, implantados 150 mil metros de cercas, instaladas 112.231 unidades de tachas refletivas e revitalizados mais de 276 mil m² de novas faixas horizontais.
Outra novidade foi o início dos serviços de atendimento ao usuário com 50 dias de antecipação. Em qualquer ponto da rodovia, o motorista pode solicitar socorro médico, mecânico e guinchos em caso de imprevistos. Para isso, basta ligar para 0800 0364 365.
A concessionária também conta com monitoramento por câmeras em tempo real e viaturas de inspeção, que percorrem todo o trecho durante 24h para garantir a fluidez no tráfego.
Confira a cerimônia completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=LSuzkTDUjRQ&feature=youtu.be