Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 24 de out de 2024 às 10:05
As concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado, unidades do Grupo EcoRodovias que atuam nas regiões do Triângulo Mineiro e Sul/Sudoeste de Goiás, receberam, na noite de quinta-feira (23), o prêmio Via Viva 2024. A honraria é concedida pelo Ministério dos Transportes às empresas que desenvolvem as melhores práticas ambientais de todo o Brasil.
Para a premiação, foram considerados os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Eco050, que administra 436,6 km da BR-050 entre Delta-MG e Cristalina-GO, foi reconhecida como a concessionária mais sustentável do País, cumprindo integral ou parcialmente com 32 dos 33 critérios analisados pelo IDA, como, por exemplo, Política Ambiental Institucional, Certificações Ambientais, Preservação da Biodiversidade e Gerenciamento e redução de efluentes.
Dentre as medidas adotadas pela concessionária que viabilizaram o reconhecimento estão a implantação de um sistema de captação de água de chuva em bases operacionais, a redução do atropelamento de animais silvestres na rodovia e a ampliação da oferta de carregadores para veículos elétricos nas bases operacionais.
Já a Ecovias do Cerrado, responsável por 437 km das BRs 364e 365, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG, ficou com a segunda colocação geral, cumprindo com 31 dos 33 critérios analisados.
Entre as ações da concessionária, se destacaram a implantação de usinas fotovoltaicas em bases operacionais, a implantação de um sistema de reuso de água em bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a instalação de carregadores para veículos elétricos e híbridos em suas bases operacionais, entre outras.
“As boas práticas ambientais são um dos principais pilares das nossas concessionárias, que não à toa levam ‘Eco’ em seus nomes. Por isso, é muito gratificante receber o Via Viva 2024, que reconhece nosso trabalho e nos mostra qual caminho seguir em busca da melhoria constante em nossas unidades”, diz a Coordenadora de Sustentabilidade da Eco050 e Ecovias do Cerrado, Daniela Almeida.