Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 24 de jan de 2022 às 08:00
Investimentos, tecnologia e obras proporcionam uma viagem mais segura e tranquila para quem utiliza a rodovia.
Quem viaja pelos 437 quilômetros da BR-364/365, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG, sabe que muita coisa mudou. Em dois anos de administração, completados na última quinta-feira (20), a Ecovias do Cerrado já prestou 44 mil atendimentos aos usuários na via e investiu mais de R$ 463 milhões em obras de melhoria viária.
Um dos destaques desse período foi a entrega do novo Trevo de Xapetuba, no entroncamento da BR-452 com a BR-365, entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas.
As melhorias no trecho sob concessão incluem ainda a limpeza e manutenção da via, implementação de dispositivos de segurança, como defensas e tachas, revitalização da sinalização vertical e horizontal, a construção de novas pistas, restauração de pavimento, revitalização de pontes e a implantação de viaduto e passarela.
Além da rodovia, os benefícios trazidos pela concessão também se estendem às prefeituras das cidades lindeiras por meio de um aumento em suas arrecadações. Em 2 anos de concessão, os 11 municípios ao longo do trecho administrado receberam mais de R$ 7 milhões referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido sobre a receita do pedágio.
2 anos de melhorias viárias da Ecovias do Cerrado em números:
- 437 quilômetros administrados;
- R$ 463 milhões investidos (2020 e 2021);
- Conclusão do Trevo de Xapetuba;
- 67 quilômetros de restauração de pavimento;
- 42 quilômetros de implantação de acostamento;
- 10 quilômetros de construção de faixas adicionais;
- 10 quilômetros de iluminação concluída;
- 35 novos acessos;
- 3 rotatórias implantadas;
- 2 pontes revitalizadas;
- 1 passarela implantada;
- 1 unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal construída;
- 125 quilômetros de defensas metálicas implantadas;
- 200 mil novas unidades de tachas refletivas;
- 6 mil placas de sinalização vertical instaladas;
- 1.500 quilômetros de faixas horizontais revitalizadas;
- Além das obras de correção de curva, melhorias de interseção e outros.
Atendimento 24 horas
A Ecovias do Cerrado passa por 11 municípios, sendo 5 em Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão) e 6 em Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia). E em qualquer ponto da rodovia, o motorista que precisar de ajuda para resolver algum imprevisto pode contar com os atendimentos 24h da concessionária.
Implantados desde setembro de 2020, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecovias do Cerrado já atendeu a 44 mil acionamentos. O SAU é composto por 189 profissionais especializados e uma frota de 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros, além das viaturas de inspeção.
Balanço dos atendimentos:
Segurança da via aliada à tecnologia
Com tecnologia de última geração, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias do Cerrado acompanha em tempo real as ocorrências na rodovia e assim dimensiona e disponibiliza com mais rapidez e precisão os recursos de auxílio aos usuários por meio do SAU.
O sistema de comunicação e monitoramento de tráfego do trecho é composto por 47 câmeras de monitoramento, 21 analisadores de tráfego, 34 radares e 18 painéis eletrônicos de mensagens, tudo interligado por uma rede de comunicação instalada em toda a extensão da rodovia.
Investimentos em longo prazo
Até o fim do contrato de concessão, serão aplicados R$ 2,8 bilhões no sistema viário em obras de ampliação e melhorias, restauração, conservação, operação e monitoramento.
Dentre as ampliações e melhorias que a concessionária deverá realizar na rodovia estão a duplicação de 44 quilômetros entre Monte Alegre de Minas e Ituiutaba em Minas Gerais e a implantação de 134 quilômetros de terceiras faixas, de 88 quilômetros de acostamentos e de 20 quilômetros de vias marginais.
Também está prevista a construção e a implantação de um dispositivo viário na interseção da BR-365 com a BR-153, no local conhecido como Trevão de Monte Alegre de Minas.