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Publicado em 20 de jan de 2021 às 12:00
Empresa restaurou malha viária, implementou serviços de atendimento e investiu mais de R$ 200 milhões na rodovia
Malha viária 100% restaurada, serviços de atendimento ao usuário já em operação e mais de 1.200 empregos gerados em nove cidades de Minas Gerais e Goiás. Esse é o saldo do primeiro ano da Ecovias do Cerrado, que celebra neste 20 de janeiro o aniversário da concessão de 437 km da BR-364/365, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG.
A operação proporciona uma nova realidade aos usuários da rodovia, que agora podem contar com o que há de melhor em condições de tráfego e segurança na hora de viajar. Para isso, a Ecovias do Cerrado trabalha todos os dias em diversas frentes de serviço, que incluem desde obras de ampliação, conservação e recuperação asfáltica, capina das faixas de domínio e dos canteiros centrais, implantação de defensas metálicas, sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas), entre outros.
SEGURANÇA É PRIORIDADE
As BRs 364 e 365 integram uma importante rota para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos, além de serem cruciais para o abastecimento da região sul de Goiás e de todo o estado de Minas Gerais, principalmente de produtos da indústria, de materiais de construção e de alimentos.
Diante dessa relevância logística, garantir a boa fluidez do tráfego é prioridade para a Ecovias do Cerrado. Para recuperar toda a malha viária concedida, a empresa aplicou mais de 159 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a
Quente (CBUq), se somados o trecho mineiro e goiano da rodovia. Também houve a aplicação de 751 metros quadrados de microrrevestimento asfáltico a frio, o que seria equivalente a 100 km de novas pistas.
E o trabalho para deixar a rodovia mais segura não parou por aí. Ao longo de toda a concessão, também foram instalados o equivalente a 100 km de novas defensas metálicas, implantados 150 mil metros de cercas, instaladas 112.231 unidades de tachas refletivas e revitalizados mais de 276 mil m² de novas faixas horizontais.
ATENDIMENTOS EM QUALQUER LUGAR
A Ecovias do Cerrado passa por 11 municípios, sendo 5 em Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão) e 6 em Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia). Nessas cidades, em qualquer ponto da rodovia, o motorista que precisar de ajuda para resolver algum imprevisto pode contar com os atendimentos 24h da concessionária.
Implantados com dois meses de antecipação, em setembro passado, o Serviço de Atendimento ao Usuário da Ecovias (SAU) do Cerrado já atendeu a 14.376 acionamentos em seus 100 primeiros dias.
A maior parte (11.418) foi realizada pelas 5 viaturas de inspeção da empresa, que percorrem a rodovia durante 24h para vistoriar o tráfego e, caso encontrem um usuário com problemas ou receba um acionamento, podem executar serviços mecânicos de baixa complexidade, como troca de pneus e recargas de baterias.
Também houve mais de 1.746 atendimentos por guinchos, entre 1.388 remoções de veículos leves, e 358, de pesados, além de 500 atendimentos pré-hospitalares, prestados a motoristas que se acidentaram ou que sentiram algum mal-estar durante seu trajeto.
Os atendimentos aos usuários são disponibilizados por 189 profissionais e uma frota de 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros, além das viaturas de inspeção.
INVESTIMENTOS
Para viabilizar todo esse trabalho, a Ecovias do Cerrado investiu R$ 288,2 milhões no último ano na BR-364/365, o que é apenas uma fração do que ainda está por vir. Até o fim do contrato de concessão, serão aplicados R$ 4,57 bilhões no sistema viário. Desse montante, estão previstos investimentos de R$ 2,06 bilhões e outros R$ 2,51 bilhões serão para custos operacionais (ampliação, conservação, restauração, operação e monitoramento).
Dentre as outras melhorias que a concessionária deverá realizar na rodovia estão a duplicação de 44 quilômetros entre Monte Alegre de Minas e Ituiutaba-MG e a implantação de 134 quilômetros de terceiras faixas, de 88 quilômetros de acostamentos e de 20 quilômetros de vias marginais.
Também está prevista a construção e a implantação de um dispositivo viário na interseção da BR-365 com a BR-153 (Trevão de Monte Alegre) e a conclusão do Trevo de Xapetuba, na interseção da BR-365 com a BR-452, obra que está em sua fase final.