Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 18 de mai de 2021 às 10:00
Eco050 e Ecovias do Cerrado participam do Programa Na Mão Certa, iniciativa de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Anualmente, a Childhood Brasil, através do Programa Na Mão Certa, apoia a campanha FAÇA BONITO do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Este ano, a data acontece em meio ao contexto da pandemia do COVID19 e, não podemos deixar de ressaltar, a importância da mobilização e participação dos diversos setores da sociedade. No entanto, alinhados com o Comitê, também reformulamos nossas orientações e recomendamos a divulgação online.
UNIDOS PELA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TEMPOS DE COVID19
Em tempos de COVID19 precisamos estar muito mais atentos e refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Fiquem atentos e observem possíveis mudança de comportamento. Como adulto, se apresente como a “pessoa de confiança” para a qual a criança ou adolescente pode contar qualquer dificuldade e esteja sempre por perto. Denuncie qualquer situação suspeita.
Dicas de como proteger crianças e adolescentes da violência sexual durante a pandemia
Veja dicas de como lidar com crianças e adolescentes em casa durante a quarentena
Outro alerta está relacionado ao uso da internet que está sendo amplamente utilizada positivamente pela população para manter a proximidade entre as pessoas, para educação, entretenimento e trabalho remoto. Mas requer cuidados e conversar sobre o uso da ferramenta com crianças e adolescentes é mais importante do que impor proibições rígidas. Assim como todo processo educativo, há limites que precisam ser definidos e que devem estar claros.
Dicas que podem ajudar o adulto a acompanhar o uso da internet:
Acesse o conteúdo completo sobre a proteção de crianças e adolescentes: https://www.childhood.org.br/covid.
COMO AGIR EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?