Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 24 de out de 2024 às 14:25
O projeto da balança de pesagem em movimento na velocidade da via (HS-WIM) implementado pela concessionária Ecovias do Cerrado nas BRs 364 e 365, no Sudoeste de Goiás e no Triângulo Mineiro, é finalista do P3 Awards, um dos mais importantes prêmios da área de infraestrutura e concessões. Os ganhadores serão conhecidos na noite desta quinta-feira (24), em cerimônia a ser realizada no The Edison Ballroom, na Times Square, em Nova Iorque.
O empreendimento concorre na categoria Best Operational Projects, que vai premiar as iniciativas de maior impacto no setor. Segundo explica o Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, embora o projeto use uma tecnologia que já é conhecida em outros países, as balanças implementadas nas BRs 364 e 365 são as únicas do mundo que conseguem pesar veículos de carga na velocidade da via, ou seja, em até 90 km/h.
“Conseguimos, na Ecovias do Cerrado, operacionalizar balanças de alta precisão que podem gerar uma melhoria muito grande para o setor de concessões e de transportes. É isso o que a indicação ao P3 Awards destaca. Além de podermos, por exemplo, ampliar a fiscalização do excesso de carga medindo quase a totalidade dos caminhões e ônibus que trafegam pela via, o HS-WIM traz vantagens aos motoristas e às empresas, que não sofrem atrasos em sua viagem, e até ao meio ambiente, ao reduzir emissões de CO2 em comparação com a operação de um Posto de Pesagem Veicular comum”, diz Matheus Fernandes.
As balanças da Ecovias do Cerrado estão instaladas nos km 640 e 649 da BR-365, em Uberlândia-MG, e nos km 12 e 110 da BR-364, em São Simão-GO e Aparecida do Rio Doce-GO. Os aparelhos fazem medições por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas principais da rodovia, que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico identificam o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.