Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br
Emergências: 0800 0364 365
Publicado em 01 de ago de 2024 às 07:00
A balança de pesagem em movimento na velocidade da via instalada pela Ecovias do Cerrado no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG, recebeu homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado atesta a confiabilidade do equipamento para a coleta e o processamento dos dados e encerra um dos trâmites processuais necessários para a operacionalização da tecnologia, que segue funcionando em caráter experimental.
A homologação foi oficializada pela portaria n.º 402/2024 do Diário Oficial da União (DOU), lançada nesta quinta-feira (1º).
A balança usa a tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM), que é inédita no País e faz a medição de veículos comerciais de forma automática, com uso de sensores instalados nas pistas e de câmeras inteligentes posicionadas em pórticos.
Em março e junho deste ano, o aparelho foi submetido a duas baterias de testes tanto pelo Inmetro, quanto pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM), que averiguaram a precisão dos sensores, o tempo de processamento dos dados, o índice de confiabilidade dos resultados, entre outros critérios. Para isso, foram utilizados veículos comerciais reais, pesados em séries realizadas em diferentes velocidades.
“Quebramos um paradigma que se estende por quase duas décadas no setor de infraestrutura, que era colocar em funcionamento uma balança de pesagem direta na velocidade da via. Os testes comprovaram que nosso aparelho obtém resultados confiáveis, com altíssimo índice de precisão. A pesagem da carga é feita na velocidade da via, que é de 90 km/h, o que é algo inédito no Brasil, um país ainda muito dependente do modelo tradicional de pesagens, que usam postos às margens da rodovia e balanças de baixa velocidade”, afirma o Gerente de Operações da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva.
Desde o primeiro dia de testes da balança, mais de 257 mil veículos já foram pesados pelo HS-WIM, em procedimentos que levaram, em média, 1,6 segundo. Do total, 9,7 mil veículos foram flagrados com sobrecarga, um deles estando 25 toneladas acima do limite.
O Diretor-Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, destaca que a homologação ajuda a atestar os potenciais benefícios trazidos pela nova balança para a ampliação da segurança viária. “Sabemos que a sobrecarga está diretamente ligada a uma maior probabilidade de tombamentos, colisões por falhas mecânicas, avarias em pavimento, entre outros problemas. Por isso, uma tecnologia que consegue operar durante 24h, pesando todos os veículos que passam por seus sensores, se torna uma grande aliada, não apenas da concessionária, mas de todos os usuários”, ressalta.
Além do equipamento do km 640, a Ecovias do Cerrado conta com outras balanças de pesagem em movimento na velocidade da via no km 12 e 110 da BR-364, em São Simão-GO e Cachoeira Alta-GO, e outra em instalação no km 649, em Uberlândia-MG.